Soluções simples para os erros mais comuns em Conteúdo

Errar faz parte da vida. Alguns nós temos que cometer para o nosso próprio aprendizado, enquanto outros (felizmente) já foram cometidos por outros que vieram antes de nós. Neste último caso, lições já foram aprendidas e o conhecimento compartilhado, sobrando para nós, aplicar o que foi descoberto.

Pense nisso como se a roda acabasse de ter sido inventada: o que nos resta é encontrar as melhores formas de utilização para ela e, mais importante, as formas de melhorá-la.

O Marketing de conteúdo mudou radicalmente a forma como as empresas usam seu site, blog e mídias sociais. O foco mudou de uma abordagem onde a marca é o centro de tudo para o compartilhamento de informação relevante e a construção de relacionamentos. Mas alguns velhos hábitos são mais fáceis de se livrar do que outros, o que leva algumas empresas a continuar cometendo os mesmos erros.

Neste artigo, vamos dar uma olhada em alguns dos piores erros de marketing de conteúdo que ainda estão sendo cometidos por empresas de diferentes portes e analisar como evitá-los.

O CONTEÚDO CEGO

A menos que você seja muito egoísta, uma das primeiras coisas que você faz ao conhecer alguém é procurar saber um pouco mais sobre ela. Dependendo de quando e como você conhece esta pessoa, irá fazer certas perguntas que irá ajudá-lo;

O que elas fazem. Pode ser tanto pessoal quanto profissionalmente, já que você perguntaria sobre carreira, hobbies, família, etc.

Quais são seus interesses. É onde você tentar descobrir mais sobre seus gostos, e o que fazem para se divertir (além dos hobbies).

O que estão procurando. Profissionalmente isto incluiria: networking, novos parceiros de negócios, fornecedores, etc. Pessoalmente poderia ser um interesse romântico, um carro novo, uma recomendação de férias, etc.

No processo, a pessoa que você acabou de conhecer aprende um pouco mais sobre você também. A menos que, mais uma vez, você seja egoísta, Neste caso, a pessoa já ouviu tudo sobre você enquanto você tentou empurrar uma venda.

E você nem sequer sabe o seu nome!

O mesmo princípio se aplica ao marketing de conteúdo. Você não pode construir um relacionamento se você não sabe com quem está falando. Invista tempo e esforços para conhecer seu público-alvo e clientes. O marketing de conteúdo só irá beneficiá-lo se você souber:

  • Com quem você está falando
  • Quais são seus problemas/ preocupações
  • O que estão procurando

CONTEÚDO QUE SÓ QUER VENDER

Em uma loja física é bastante fácil determinar se um cliente está:

  •  Apenas olhando, mas pode comprar alguma coisa
  • Apenas pesquisando, mas pode ser um cliente em potencial no futuro
  • Sabe exatamente o que quer e irá efetuar a compra

Na internet você não tem idéia, então precisa encontrar uma combinação equilibrada de conteúdo que atenda diferentes intenções de compra. O princípio de Pareto, comumente referido como a regra 80/20, pode ser aplicado a muitos aspectos do seu negócio. No marketing de conteúdo normalmente usamos a combinação de 80% de conteúdo relevante e 20% de material promocional.

Existem várias maneiras de interpretar isso, mas nenhuma delas exigem cálculos matemáticos. Uma das maneiras mais simples de olhar para este princípio é avaliar o seu site como um todo:

  • 80% do seu site deve ser focado em se envolver e ajudar o seu público. A maior parte seria através de seu blog onde você compartilha artigos que incluem dicas, guias e infográficos. Também contam para os 80% quaisquer apresentações, vídeos, white papers, e-books e FAQs que você disponibilizar - qualquer conteúdo que o público possa recorrer para pedir ajuda ou aconselhamento.
  • 20% do seu site deve ser focado em vendas: páginas de produtos e/ou serviços e landing pages relacionadas à venda ou geração de leads.  

CONTEÚDO IMPREVISÍVEL

O marketing de conteúdo precisa ser planejado, e parte disso envolve saber que tipo de conteúdo você irá produzir, e com qual frequência. A maneira mais fácil de fazer este planejamento é utilizar um calendário editorial, e ter uma rotina. Construir uma rotina vem antes de você traçar seu calendário pois primeiro você precisa definir a frequencia de suas publicações.

Concentre-se em publicar novos conteúdos regularmente, ao invés de frequentemente - especialmente se você não tem um departamento de marketing dedicado. Comece postando apenas uma vez por semana, mas sempre no mesmo dia e, gradualmente, aumente a frequência com o que você pode, confortavelmente e confiavelmente, manter. Não há absolutamente nada de errado com o gerenciamento de apenas uma ou duas atualizações por semana, contanto que você seja consistente e sempre publique no(s) mesmo(s) dia(s).

E a menos que você seja um site de notícias, não há razão para você fazer diversas publicações por dia. “Muito” é tão ruim quanto “nada”.

Depois de ter trabalhado a sua rotina - saber com qual frequência fará postagens - você pode começar a preencher seu calendário editorial. Existem várias ferramentas e plugins disponíveis para as empresas que precisam gerenciar um grande calendário editorial, mas no geral, uma simples planilha de excel pode fazer este trabalho. Seu calendário editorial precisa ter o seguinte:

  • Tipo de conteúdo - será um artigo de blog, um vídeo, infográfico, etc.
  • Tópico - pode ser um possível título ou apenas algumas notas sobre do que irá se tratar o conteúdo.
  • Público-alvo - para quem este conteúdo será dirigido.
  • Data de publicação.

Isso permite que você alinhe o conteúdo com seus objetivos e mantenha um fluxo de publicações previsível.

CONTEÚDOS NÃO MENSURÁVEIS

Sua empresa tem metas. Algumas delas são apresentadas na sua declaração de missão (e não alteram), enquanto outras são descritas em suas metas de desempenho (e alteram anualmente). Então, não faz sentido ter a sua estratégia de conteúdo alinhada com esses objetivos? Afinal, estas metas servem para mostrar o que você busca alcançar tanto no curto, quanto no longo prazo.

Se você não elaborou o seu conteúdo editorial com sua estratégia de conteúdo, lado a lado, agora seria o momento para você ver se eles estão alinhados. Quando tiver a certeza que o seu calendário editorial está perfeitamente alinhado com sua estratégia de conteúdo (que por sua vez deve ser projetada para ajudá-lo a alcançar seus objetivos), você pode então começar a medir o desempenho do seu conteúdo. Saiba que: 

  • O tipo de métrica e sua periodicidade é determinada pelo o que você está tentando medir

  • O que métrica que você escolher, e quantas vezes você usá-lo, é determinada pelo que você está tentando mensurar.

  • O que você mensura depende do que você está tentando alcançar.

  • Mensurar é essencial; você não está produzindo conteúdo apenas para se divertir.

CONCLUSÃO

Há muitos erros que podem ser cometidos quando se trata de marketing de conteúdo; alguns menores, e outros que são quase tão graves como os descritos acima. Estar ciente destes erros irá ajudá-lo, mas não tanto quanto ter uma estratégia sólida e abrangente para seu conteúdo.

Seu tempo será melhor aproveitado analisando excelentes resultados ao invés de pesquisando o que não fazer, ou pior ainda, trabalhando com tentativa e erro.

Comente

Posts populares